P&R#1 – Me apaixonei por uma amiga, o que fazer?

Publicado: 05/18/2009 por Rodrigo Melo em Perguntas e respostas

Olá, acompanho o blog sempre, e resolvi pedir um conselho a você, porque vocês parecem ser bem experientes no assunto e quem eu já perguntei por aqui não me ajudou em nada…

O assunto: Estou terrivelmente apaixonado por uma amiga!

Desenrolar da historia:

Conheci a garota há uns 2 anos, em uma sorveteria, olhamos um para o outro e piramos, tínhamos um amigo em comum daí arrumamos o telefone um do outro…Mas eu estava namorando na época e então não fiquei com ela…resultado: viramos amigos demais. (meses depois terminei o meu namoro).
Sei que ela tem grande admiração por mim, não sei o quanto… Quanto mais o tempo passa e quanto mais vejo ela mais eu fico louco, realmente gosto dela, não é atração sexual (isso tb), mas nem sempre, só de ficar junto com ela eu já me sinto melhor.
Um motivo pelo qual não vou la e digo isso agora pra ela: medo de perder a amizade (sei que medo é covarde, mas infelizmente não posso arriscar magoá-la).
Outro motivo: Eu tenho 19 e ela 18 anos, idade de planejamento da vida, só que estamos agora começando faculdade, ela fora e eu na nossa cidade mesmo, isso também acho que é difícil em um relacionamento, ainda mais relacionamento recente…

E esta é a história, estou terrivelmente confuso, pois nunca gostei tanto de ninguém, e nunca fiquei sem saber como agir, espero que me dêem alguns conselhos para eu poder saber se realmente me abro pra ela ou espero, ou esqueço (tentar pelo menos)…

Muito Obrigado, sou muito grato a todos que me ajudarem…

ATT Stenn

Olá amigo Stenn, bom dia!

Em primeiro lugar, obrigado pela confiança em me escrever, a proposta central do Estrutura é justamente oferecer aconselhamento direto, nunca tentando ser dono da verdade, mas tão somente dando um ponto de vista baseado na minha vivencia e na palavra de Deus. Peço a todos os nossos leitores que comentem e deixem sua opinião sobre o caso do Stenn, é dessa forma que acontece o crescimento, na multidão de conselhos.

Bom vamos ao seu caso:
A primeira coisa que me chamou atenção na sua história é que já fazem 2 anos que você conheceu seu objeto de afeição, isso por si só já é um bom sinal, porque embora paixões obsessivas possam durar muito o mais normal é que se perca o interesse depois de um tempo, como você já está a 2 anos nessa e continua interessado tem tudo para ser de fato um sentimento maior.
Não vou mentir a você dizendo que todo esse tempo não possa ter transformado o sentimento inicial que ela tinha por você numa grande amizade, isso pode sim ter acontecido, uma garota de bom coração e bons valores te encontrando comprometido pode ter se esforçado para mudar sua impressão inicial por uma amizade, mulheres são bem melhores nisso do que nós homens.
Enfim, o meu conselho é que primeiro você consulte a si mesmo e tente descobrir o que de fato você sente por esta garota, uma maneira interessante é você olhar sua vida daqui a 10 anos, você se vê ao lado dela? Isso é um fator importante para você medir o grau de importância que ela tem em sua vida, e com base nisso o grau de sacrifício que você está disposto a fazer. Daí você tem duas alternativas:
1) Se você acha que gosta dela, mas ela não é a mulher da sua vida, sugiro que deixe as coisas como estão e busque transformar esse sentimento em amizade, desejo existe sempre, é mais do que comum entre os homens sentir atração por amigas, mas isso não quer dizer que você deva concretizar essa atração.
2) Você se vê junto a ela e realmente acha que essa pode ser a mulher da sua vida, veja eu mantive o “acha” porque certeza mesmo muito poucas pessoas tem, e mesmo quanto tem não quer dizer que estas estejam certas, toda e qualquer relação é uma aposta, é um exercício de fé em que você confia que aquele é o melhor caminho e faz todo o possível para que aquilo de certo.
Caso você caminhe para tentar ficar com ela, não ha outra opção além de chamá-la para conversar e realmente se abrir de forma sincera, se você fizer isso com dignidade pode ter certeza que de forma nenhuma ela vai se magoar ou mesmo romper a amizade que vocês tem, basta que você não seja vulgar e não a trate como uma piriguete, chame-a para um lugar legal onde vocês vão ter privacidade e se abra numa boa, a única pessoa que corre o risco de ser magoada é você, mas esse é um risco que sempre vale a pena correr.
Quanto a idade eu não vejo qualquer problema, eu conheci minha esposa quando ela tinha 18 anos e eu 22, ela no começo da faculdade de eu pouco mais do meio, tivemos que esperar alguns anos para enfim podermos nos casar e termos a vida que temos hoje, mas valeu cada segundo de espera. Basta que para isso vocês se juntem em torno de objetivos comuns e entendam que seu relacionamento está em uma fase onde deve haver compreensão mutua de que vão existir momentos de pouca disponibilidade, mas entre pessoas que se gostam isso longe de ser um problema é na verdade um grande impulso, minha esposa (na época namorada) foi fundamental na época em que eu fazia monografia, provas finais e tudo mais, quando o cansaço quase te deixa louco, ela estava lá ao meu lado me incentivando e dando forças.
Outra questão é a distância, eu tenho comigo que namoros a distância tem poucas chances de dar certo, porém isso não é uma regra, eu tenho o caso de uma amiga que se apaixonou por um português (ainda vivendo em Portugal) e conseguiu passar um bom tempo a distância até que conseguiram ficar juntos, mas isso ao meu ver é a exceção que confirma a regra.
Finalmente o que te posso dizer é que num mundo de tantas opções, a mulher da sua vida é só uma (bom, pelo menos uma por vez) não deixe passar por medo ou qualquer outra coisa, busque em Deus pelo seu caminho, ele é o seu melhor conselheiro.

Que Deus te abençoe e também o seu relacionamento.

Um forte abraço

Rodrigo Melo

PS> Quando um leitor autoriza que a pergunta seja publicada eu promovo sutis correções na pergunta e algumas vezes acrescento algumas coisas na resposta que acabam por surgir depois. Todas as perguntas são publicadas de forma anônima, independente de qualquer outro fator sua identidade será sempre preservada.

Anúncios
comentários
  1. Brunnet disse:

    Oláa STENN..

    Eu gostei mto da resposta do Rodrigo pro seu caso..
    e em algumas partes me identifiquei com minha historia….
    pq qdo meu atual namorado se declarou pra mim, eu “dei um fora”, mas continuamos contato (meio dificil..rs..) E depois comecei sentir mta falta dele e voltei atras, e ele me aceitou.. e hoje namoramos, e somos mto felizes.. (e moramos em diferentes cidades.. tbm faço faculdade..) E planejamos nos casar daki uns tempos.. =D
    Acredito q o Rodrigo tenha razao… ” Basta que para isso vocês se juntem em torno de objetivos comuns “.

    BoA Sorte!

    bjuss

  2. […] mas já tem bons motivos pra comemorar. Hoje o nosso amigo que inaugurou o P&R, quem não leu clique aqui, me mandou um e-mail  muito bacana, dizendo entre outras coisas que seguiu 0 meu conselho e se […]

  3. Marcelo Gonçalves disse:

    Poxa li ai a historia do amigo Stenn muito triste mas a minha tambem e do nada eu me apaixonei pela minha amiga nao e melhor amiga mas e amiga tem 3 meses que conheso ela e putz nao sei oque esta aveno so fico bem perto dela ela so sai se for comigo fui fazer uam tatoo e ela tambem quiz fazer junto para termos ao mesmo tempo ela tiro foto da minha tatoo e coloco de fundo de tela do celular dela minha outra amiga pergunta sempre para ela se ela gosta de min ai ela responde meio com vergonha e e fica vermelha e tampa o rosto mas tipo nao tenho coraje de chegar nela nao sei pq oque eu faço me ajuda…ela e linda d+ tenho serteza queisso e paixao sim mas tenho duvidas da parte dela…

    • Rodrigo Melo disse:

      Realmente não é facil, muito embora no seu caso ha um atenuante de que a amizade ainda é relativamente recente, ou seja, não ha tempo ainda para que ela te veja somente como amigo. Dessa forma, e me apoiando no fato em que você acredita que seja de fato uma paixão e queira um relacionamento com ela, vá em frente amigo. A vida é muito curta para ficarmos pensando o que teria sido. Chegue nela e abra o jogo, diga que gosta dela e que quer namora-la. Uma coisa eu te digo por experiencia, um não por pior que seja a gente esquece com um tempo, porém um “e se” as vezes é para o resto da vida. Um forte abraço do amigo, Rodrigo Melo.

    • Vitor disse:

      Primeiro melhore o seu português, depois vai em frente. Abraços!

  4. alison disse:

    E MEU CASO E UM POUCO PARECIDO SO Q EU A CONHECO DESDE 2003 E SIMTO MUITA ATRACAO POR ELA E NUNCA ELA ME DUS MOLE PRA MIM FICAR COM ELA MAS EU SOU MUITO APAIXONADO POR ELA E TENHO GRANDE CONSIDERACAO POR ELA E SUA FAMILIA . EU JA PEDI ELA EM NAMORO ELA CHOROU E DISSE Q ERA O NAO MAIS DIFICIO DA VIDA DELA E DISSE Q NUM DAVA NAUM PQ ELA ME CONSIDERAVA COMO SE EU FOSSE UM IRMAO DELA

    AI EU DEI UMA BOBEIRA PQ EU NA EPOCA EU BEBIA AI QUANDO EU BEBIA AI DIZIA Q A AMAVA E ELA NAO GOSTAVA DISSO PQ ELA E EVANGELIACA E TD MAIS MAS EU SOFRO MUITO PASSEI UM ANO E SEIS MESES SEM FALAR COM ELA PQ ELA TINHA ME MAGUADO MUITO DISCUTI COM ELA MAS HJ AGENTE VOLTO A AMIZADE E EU SITO Q ELA GOSTA DE MIM MAS EU NUM VO FALAR MAIS NADA DE NAMORO NAO VO DEIXAR ROLA E MELHOR PRA NOIS DOIS ”NH” TE AMO

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá Alison, como a gente já disse este tipo de situação não é facil, mas ha de se separar atração de amor. Se for só atração continue com sua vida, não vale a pena perder uma amizade por conta de uma noite, até porque dificilmente ela será a última amiga pela qual você sentirá atração. Agora no seu caso específico você já se declarou e ela já demonstrou que te ve de outra maneira, então meu amigo bola pra frente, Deus tem uma pessoa especial na sua vida. Comece a pedir por ela e ele te trará.

  5. Anonimo disse:

    Eu li a história e percebi que o mesmo está acontecendo comigo. Eu tenho uma amiga a quase 4 anos, mas sempre fomos apenas amigos, estudávamos juntos. Mas a algumas semanas percebi que estou me apaixonando por ela, e não consigo parar de pensar nela e as vezes acho que ela sente o mesmo por mim…
    Mas ai eu tenho medo de depois não dá certo e perdermos essa amizade… Porque não é do dia pra noite que se constroi uma amizade assim…
    Eu gosto muito dela, mas o que devo fazer?

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá amigo, o que fazer é com você e Deus, mas como eu já disse algumas vezes com relação a este caso, creio que se o sentimento é verdadeiro você deve sim se declarar, porque é terrível seguir pela vida pensando como seria se você tivesse falado com ela. Além do mais se você tiver carinho e trata-la bem com certeza você não perderá a amizade, mesmo que ela so goste de você como amigo ela se sentira lisongeada e você terá que mudar esse sentimento. Mas se ela também gostar você pode ter a mulher da sua vida, eu de cadeira posso dizer que a minha é minha melhor amiga, mesmo que no meu caso a amizade tenha vindo depois. Um forte abraço

  6. Guilherme disse:

    Ola, minha situação é um pouco parecida com a de Stenn.
    Só que no meu caso ela sabe que eu sou apaixonado por ela,e a gente se conhece desde 2007.
    Ela me trata com um carinho bem diferente do que as outras pessoas…
    As vezes quando nossos amigos falam que nós deveriamos ficar juntos, ou coisas parecidas ela fala a todos, que gosta muito de mim, mas não quer estragar nossa amizade.
    queria algum conselho ou ajuda de alguem que ja passou por alguma situação parecida.
    Até por que, quando eu saio com meus amigos e algumas amigas também, ela fica com ciumes de mim, e faz algumas brincadeirinhas do tipo, não vai me trair hein..
    Outra coisa que eu não consigo intender é que. Ano passado eu estava com planos de me mudar para Portugal, (um pouco ja pra me afastar um pouco dela, até tenho planos de ir esse ano ainda.) E quando ela ficou sabendo que eu ia emboram ela dissi que queria ir comigo, e fez tanta pressão pra cima de mim, que eu acabei concordando com a Ideia.
    Então eu estou tão confuso, qual seria a melhor forma de resolver essa historia?

    • Rodrigo Melo disse:

      Olha gilherme, infelizmente eu vou ter que dizer algo que provavelmente você não quer houvir, mas essa é de fato minha opinião. Quando ainda estava na faculdade um amigo passou exatamente o que você está passando, na época eu dei o mesmo conselho que vou dar a você. Guarde o amor pra quem te merece e siga em frente, infelizmente ele não seguiu o conselho, foram juntos e pouco tempo depois ela não só chutou ele como também o culpou por coloca-la nessa posição, e a situação ficou bem ruim acabando com namoro, amizade e qualqeur perspectiva de um bom relacionamento. O amor é simples as pessoas é que complicam, mas no seu caso a coisa está bem clara, você se declarou, fez sua parte e ela não se abriu pra você. Siga sua vida e procure alguém que te valorise como você merece. Um forte abraço

  7. erick disse:

    Adorei sua resposta Rodrigo Melo, isso me encoraja à me declarar pra ela, porque meu caso é parecido com o do Stenn.
    Eu já pensei em tudo como seria eu com ela daki a 10 anos e se meu sentimento por ela é real, até ai tudo bem pois na minha opinião ela é perfeita(a mulher da minha vida), mas por sermos muito novos ainda eu com 18 e ela 17, tenho medo de futuramente ela ou eu msm acabarmos nos arrependendo de não ter aproveitado mais nossa juventude, si é que me intende, mesmo assim quero faze-la muito feliz caso ela me aceite em namoro, nunca tive esse sentimento tão forte por ninguém portanto creio que vai dar certo e Deus vai nos abençoar.

    Fiquem com Deus!

    • Rodrigo Melo disse:

      Olha Éric as pessoas (principalmente nós homens) temos muito esse negócio de “aproveitar a vida” mais antes de me comprometer, mas convenhamos isso não é bem assim. Você vai aproveitar a vida muito mais estando ao lado de alguém que te ama, o que a maioria quer é ficar com muito mais mulher enquanto é jovem pra não se arrepender depois, e com isso acaba deixando a mulher da sua vida passar, ou você acha que ela vai esperar enquanto você se diverte com outras? Eu só planejava me casar 5 anos depois do que acabou acontecendo, conheci minha esposa no segundo ano da faculdade, sem um tostão e sem tempo, mas eu sabia o que queria e não deixei ela escapar, namoramos eu dei um duro danado e assim que eu me formei nos casamos e estamos muitísismos felizes até hoje (o que não faz tanto tempo assim, diferente do que muitos pensam eu estou fazendo meus 30 anos). Se essa garota é que Deus separou pra você cuide bem dela, não é pra casar hoje nem amanhã, mas cuide bem da moça até que seja chegada a hora, porque mulher no mundo tem demais, e nunca foi tão fácil consegui-las, agora mulher que vale a pena meu amigo, estas nunca foram tão raras. Um forte abraço

      • Erico Lima disse:

        valeu cara isso me ajudou muito, falou o certo, e essa mulher que eu quero estar com ela, e não importa nada, se isso me faz feliz , então não preciso de mais nada!
        óbrigado

  8. erick disse:

    Ok!
    Intendi o recado, obrigado mesmo, axo muito legal oque você faz nesse site isso é muito bom, continue assim, ajuda muito.
    Abraço

  9. anonimo disse:

    Eu tambem tenho um problema, conheço ela desde o ano passado, só que na quela época nós não conversavamos, e só começamos a ter uma amizade nesse ano, no começo acho que eu não sentia nada por ela, nem ela por mim, mas agora sinto que tem alguma coisa a mais que amizade, mas não tenho tanta certeza, pois ja ouvi dizer que ela ja gostou de meu amigo, e ele gosta dela, mas até agora ele não tomou coragem pra falar com ela. a umas semanas atraz ela chegou a diser que estava com raiva desse meu amigo (porque ele é bobo), então eu pensei até que ela deixou de gostar dele e passou a gostar de mim. bom, eu não sei se digo que gosto dela, porque acho que se ela me der um fora, a nossa amizade tambem vai acabar (ela é muito timida, menos comigo). as vezes fico pensando se ela quer ser só uma amiga um pouco intima ou quer mais que amizade. diz pra mim, o que eu faço?

    abraços

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá meu caro anonimo, tudo bem? Bom em primeiro lugar, longe de mim querer dizer o que você deve ou não fazer, quem sou eu não é? O máximo que posso lhe dar é um conselho, baseado na minha história. Já passei por paixão por amiga que gostava do amigo, e que quiz ficar comigo também. Na minha opinião se o amigo é de verdade e realmente gosta dela (não vale só tesão ou afins, tem que gostar mesmo) eu fico com o amigo, sempre! Bos before hos é minha filosofia sempre. Apostei no amigo e não me arrependi. Agora vale pesar se a amizade é verdadeira (amigos de verdade temos um pela vida, um sortudo tem dois) e se o que você sente por esta amiga é amor, paixão ou só atração. Pese tudo e decida com a cabeça. Um forte abraço!

    • Rodrigo Melo disse:

      Antes de mais nada você tem que descobrir o que sente de fato por ela, não dá pra se declarar sem ter ao menos certeza de que o que você sente é mais do que amizade. A partir daí é mensurar o quão forte é esse sentimento, para saber se é algo que valha a pena romper com o modelo que vocês tem seguido até agora. Se a resposta pra tudo for sim vai fundo. Um forte abraço

      Rodrigo Melo

  10. Erico Lima disse:

    Estou na mesma sintuação amigos, eu a conheci na escola a 2 anos atrás, e vai fazer um ano que somos amigos, a cada dia que eu conversava com ela mais me indentificava, o que aconteceu, me apaixonei, um dia pensei falar o que sinto, mais ouvir ela dizer para uma amiga minha que estava apaixonado por alguém da escola, então isso ao mesmo tempo me fez pensar que podia ser eu, por outro lado poderia ser outro, então não aguento mais esse tormento, adoro estar ao lado dela e sinto ciúmes quando outra pessoa se aproxima dela, ainda complica a sintuação, ela vai morar no rio de janeiro com a família, sem volta, muita coisa me pertuba nesse período, faculdade, emprego futuro e agora isso, o que eu faço tenho menos de um mês para falar o que sinto antes dela ir embora, mesmo assim não ficariamos juntos mais quero dizer o quanto ela e importante pra mim, mais a dúvida e o medo a rejeição me impede sendo que os ultimos dias que nos veremos, não vejo muito interesse dela sobre mim, mais ela estar sempre chamando minha atenção, outra sintuação e que a melhor amiga dela gosta muito de mim pois ela demostra isso mais nunca se declarou e todos os meus amigos já perceberam, e eu tenho medo de que alguém sai magoado dessa história, não quero que ninguém se magoe por minha causa, por isso peço a opinião de vocês, espero a resposta no meu e-mail, ericolima_sq@yahoo.com, pur favor me comuniquem rápido! óbrigado.

  11. abraao disse:

    acho que ele deve lutar por ela, e se eles tem uma amizade verdadeira ela não vai se magoar com ele.

  12. Jhow disse:

    Bom e meio complicado mais farei o possivel pra me explicar sertinho.

    Eu estou gostando de uma guria, e ela gosta do meu amigo, mais ele nao da a minima bola pra ela eu ate converso com ele pergunto muito deles juntos ele diz que nao ele diz q ela e muito diferente dele que nao da e nao sei oque mais, e tem mais ela e meia amiga da minha ex-namorada e ela e tri a favor de eu voltar com minha ex.

    Foi a 2 anos atraz a primeira vez que eu vi ela, foi na casa dela, sou mt amigo do irmao mais velho dela, mais nesse tempo atraz eu nao sentia nada por ela, aew nesses ultimos 2 meses eu tenho me aproximado muito dela.

    Pra me aproximar dela eu usei a desculpa que ia fazer ela e o meu amigo ficarem juntos e na verdade era isso que eu ia fazer mesmo so que ai eu comesei a me aproximar dela e comesei a gostar dela

    Eu vivo emplicando com ela mais de um jeito que mostra que eu to brincando e ela sabe que e brincadeira e ela tbm a mesma coisa vive emplicando comigo, mais as vezes eu percebo que ela me da uma olhada diferente e tambem na maioria das vezes ela vem emplica cmg, sempre que ela vem eu fico mt feliz daew bah, eu sou aquele tipo que gosta de ser mal tradado aushaush mais toda vez que ela vem pra minha volta a vontade que eu tenho e pegar e dar um beijo nela e dizer oque eu sinto por ela, mais tenho medo

    ja esta mt na cara o meu sentimento por ela mais ela ainda nao viu o viu mais nao falo nada

    to gostando mt dessa guria e to com mt medo de receber uma resposta ruim

    Bom eu fico mais brabo pq ela gosta de um guri que nao da a minima bola pra ela, ele sabe que ela gosta mt dele mais ele finge que nao ve isso, ele tambem despresa muito ela, sou muito amigo dele ele vem e me fala as coisas eu pergunto pra ele e tals, daew eu pergunto ele me diz bah nao essa guria e loca ainda nao viu que eu nao gosto dela nao sei oque, quando eu tava namorando botava a maior pilha nele mais ele numca se interesou nela

    Bom galera e isso espero ajuda

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá amigo gaucho, via de regra eu exploro bastante antes de responder, mas não é seu caso. Vai lá e conta o que sente, se der certo vocês ficam juntos, senão você desencana. Mas no grau de envolvimento que você falou que tem com ela não creio que seja o caso de pensar muito mais do que isso, e muito menos eu acho que ela vai terminar a amizade se você se declarar. Então junta as forças e fala de uma forma casual mais ao mesmo tempo que deixe claro que não é brincadeira. Acredite em mim, depois de dois anos esse é o melhor caminho. Pior será você não fazer nada e passar o resto da vida pensando, “e se” eu tivesse me declarado. Abraço forte

      Rodrigo Melo

  13. Ycaro disse:

    Olá,
    Estou com um caso parecido com os á cima.
    Conhecí uma menina a mais ou menos 6 meses, só que pelo fato de eu ver ela na escola todos os dias, conversar com ela todos os dias, receber ligações, sms, emails, sair juntos, receber seus carinhos todos os dias, (ela é muito carinhosa comigo, não vê maldade em mim) resumindo, conviver com ela diariamente, eu acabei me apaixonando por ela. E eu sei, tenho certeza absoluta que eu estou amando ela, com ela eu vejo futuro, eu me vejo com ela daqui uns 10 anos. Ela confia demais em mim, me ama de verdade, mais como amigo. E o pior, eh que agora estou sofrendo calado, pois tenho medo de contar pra ela tudo o que eu realmente sinto e ela se afastar de mim de vez.
    Ah e tem outra também, ela esta namorando agora =(

  14. guto disse:

    Cara, to numa situação parecida, eu estudo com ela a 2 anos e somos try amigos. Eu amo ela e até já tive a coragem d falar isso para ela, mas ela me falou q está apaixonado por outro q não dá bola para ela.
    Como devo reagir a isso?

    obrigaduu!!!

    • Rodrigo Melo disse:

      Guto creio que você ja fez o que poderia ser feito, siga com sua vida, se em algum ponto do caminho ela entender que você é o cara pra ela e você ainda gostar dela vivam juntos, senão bola pra frente. Amor é coisa boa demais, mas tem quer correspondida. Abração

  15. Pedro Fco Cosmo disse:

    Bom To numa situação Muito parecida. Eu a conheço já faz 2 ou 3 anos. E na época eu já me interecei por ela. Mas na época era somente atração. E a algumas semanas conversando surgio essas dúvidas. E eu sei que ela gosta de mim e eu dela. Mas temos uma amizade muito morte. e temos medo de perder isso. Eu e ela já nos declaramos um para o outro. e agora eu penso nela toda hora. Tenho perdendo o sono, não to conseguindo trabalhar direito muito menos estudar e ela tambem está do mesmo jeito. Nunca senti nada parecido não consigo ficar sem pensar nela.
    O que devo Fazer?

  16. Ed disse:

    Olá, estou passando por um momento angustiante. Me apaixonei por uma amiga, e não consigo parar de pensar nela. Ela esta saindo de um relacionamento conturbado, ela namorava um cara que a familia dela não gostava, por isso, depois de muita confusão, ela decidiu terminar o namoro. Com isso, vi uma porta aberta para me aproximar, mas estou com receio, não tenho certeza dos sentimentos que ela tem por mim. Sou muito amigo dos pais e da familia dela, sempre nos encontramos nos fins de semana, e tambem viajamos todos juntos de vez em quando. Queria me afastar dela um pouco, para tirar essa imagem de amigo, mas é dificil, pois como tenho muito contato com os pais e a familia dela e quase sempre nos vemos. O que devo fazer? Ajudem, por favor. Obrigado!

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá amigo, longe de mim te dizer o que fazer ou não fazer, mas eu sempre acho que a angustia do “e se” e a pior coisa da vida de um homem, não importa o quão grande é a decepção, eu sempre me arrependi muito mais dos que eu nem tentei. Fica a dica.

  17. Joao disse:

    Olá Rodrigo Melo, gostaria de conselhos seus sobre minha situação. Ano passado conheci uma garota na faculdade através da uma amiga minha, e de acordo com minha amiga, essa menina disse que tinha me achado um cara legal e gostado de mim (isso sem eu nem conhece-la). Acabamos nos conhecendo e conversando e de cara me apaixonei por ela, por ser uma pessoa que preza mtos valores morais, alem de ser bonita e divertida. Mas sempre estivemos mto ocupados e quase nunca conseguimos conversar mto pessoalmente, apesar de estudarmos no mesmo lugar. Ela sempre me tratou bem, sempre q me via dava um belo sorriso, ma dava bom-dia, e as vezes ficava meio sem reação perto de mim (é o que eu acho), sempre me perguntava se eu ia nas festas, mas enfim, nunca ficamos. Sempre conversamos sobre relações passadas, frustrações, eu sempre a aconselhei e vice-versa. Sei q quando ela gosta de alguem, ela nunca se declara, pq é mto tímida nesses assuntos. E ela já me disse como fica perto do cara q ela gosta, e acho q ela jah agiu dessa forma um pouco cmg. Sempre mandei indiretas (mais por msn) q ela eh especial pra mim e q acho linda, e ela sempre agradece e fica meio sem reação, ou sem graça. No ano novo, mandei a ela uma msg desejando um feliz ano novo e dizendo q gostava mto dela, e ela me respondeu dizendo q gostava de minha amizade. Afinal, ela gosta de mim? já gostou? essa seria uma forma de ela dizer q eh a fim de mim ou não? eu devo falar pra ela oq sinto, ou tentar conquista-la?

    • Rodrigo Melo disse:

      Olá João, desculpe a demora pra responder, estive viajando com a família e só voltei ontem a noite. Bom vamos ao seu caso.
      Em primeiro lugar não dá pra dizer se ela gosta ou não de você só por este relato, se você que viveu tudo isso tem dúvida imagine eu aqui com poucas linhas. Mas quanto ao que você pode fazer, eu recomendo que vá e vá longo, ao que parece no momento ela está sozinha, então parceiro, avance e chegue junto antes que outro chegue, mulheres como a que você descreveu estão cada dia mais raras, então aproveite e agarre ela. Seja enfático e fale sem rodeios que gosta dela como mulher e que acha que vocês dois merecem uma chance, se ela gostar de você ao menos um pouco com certeza ela vai querer dar esta chance, nem que seja para não ficar se questionando depois. Mas seja firme a respeito do que você pensa e sente, não precisa de cara dizer que a ama, até para não asssuta-la, um simples gosto muito de você como mulher e acho que podemos dar muito certo como casal já deve ser o suficiente, e aí a medida que as coisas forem se desenrolando você vai dando os outros passos. Espero que tudo de certo para você amigo. Fique na paz do Senhor.

  18. Ale disse:

    Pessoal preciso de ajuda!Eu sou uma garota e me apaixonei por uma amiga.Nos 2 somos bi e um dia ela veio puxar assunto pelo facebook.Ate entao nem sabia de sua existencia.Começamos a conversar pelo msn e eu era fake e me passei por outra pessoa.ai ela leu um tumblr q tenho e tipo perguntou minha opçao sexual,eu falei morrendo de vergonha e pra minha surpresa ela disse q tbm era.cm vi q ela tava se abrindo comigo falei q era fake e q era uma garota.ela ficou meio chocada e talz.dps de mt papo descobri q moravamos uma perto da outra e somos da msma igreja.marcamos um encontro e ela me perguntou se ia rolar algo entre nos…eu disse q nao sabia pois ela namora ia ser meio chato só q ela disse q o namo dela nem tava dando mta bola pra ela pq ele conheceu o filho q ele nao via a + d 10 anos.no dia do encontro nos ficamos, meu primeiro bj foi com ela.ela disse q nao tava acreditando q ficamos e disse pra ligar pra ela qndo eu chegasse em casa.oq vc acha?

  19. Ale disse:

    Rodrigo obrigada dsd ja e desculpe se falei de mais aqui

  20. Israel Teodoro disse:

    Olá. Meu nome é Israel, estou passando por um dilema desses!
    o nome dela é Daniele, nos conhecemos na 7º série e sempre fomos amigos.
    Não devo negar, é claro, que ela sempre me interessou, mas na época ela namorava e ficou na amizade mesmo.
    Hoje tenho 21 anos, estou no 3º período do meu superior, e ela tem 24 anos, morando com os pais. Sempre mantivemos contato, mas de uns dois meses pra cá nos aproximamos mais.
    Quando vou a casa dela fico encantado com o jeito dela, tanto em como ela fala quanto faz as suas tarefas caseiras; é simplesmente a mulher que sempre sonhei, inteligente, dedicada, meiga e bela sem dúvida.
    Tenho prestado atenção que quando demonstro um interesse, através de olhares por exemplo, percebo que ela também corresponde, como se ela realmente tivesse um interesse em mim. Além de que o jeito como ela conversa comigo tem mudado, ela sempre puxa algum assunto, faz questão de olhar dentro de meus olhos (é até interessante pois nos olhamos nos olhos sempre que passamos perto um do outro ou quando estamos perto, e é uma olhar fixo) , e fico todo todo quando isso acontece.
    Estudamos juntos por muito tempo, inclusive com o irmão dela que é um grande amigo meu!
    O problema é o famigerdo do medo; medo de acabar afastando uma pessoa que tanto admiro.
    Tenho esse medo pois já me aconteceu de me declarar para uma amiga e, além de ganhar um não, acabar perdendo uma amizade. Esse medo se atenua, uma vez que o sentimento que tenho por ela vai aumentado cada vez que a visito.

    Obs.: Moro numa cidade pequena e ela numa fazenda da região, cerca de 30km de distância, mas não é impecílio para que nos vejamos. Neste ou no próximo fim de semana vamos assistir alguns filmes na casa dela!

    Sei que algumas palavras amigas podem ajudar!

    Desde já agradeço pela atenção.

    Israel.

    • Rodrigo Melo disse:

      Parceiro vai fundo, se declara. Mas como eu sempre digo, muita calma nessa hora, surgir com um eu te amo de cara só assusta. Chega junto, olha nos olhos de modo firme e fala que de uns tempos pra cá você a tem olhado diferente e que quer uma chance de mostrar que vocês podem ser mais do que amigos, ou coisa parecida, isso e só um exemplo. Nada desce jogar aos pés dela desesperado. Abraçai e independente do resultado me conta.

      Ps: Roma não foi feita em um dia.

  21. Guilherme disse:

    Ola, eu dar uma resumida na minha história:

    Eu conehci essa minha amiga já faz uns 5 anos na faculdade, e de cara eu me simpatizei com ela, e a medida que nós iamos convivendo eu me apoixonei por ela, mas como ela esta namorando eu nem falei nada e fiquei na minha. Neste tempo eu tbm começei a namorar uma amiga nossa, e nesse tempo ela terminou o seu namoro, e eu me vi ainda apaixonado por ela mas eu não falei nada e tentei levar o namoro, na esperança de esquece-la pois a minha namorada era uma pessoa maravilhosa.

    Mas no fim das contas, eu tbm terminei pq não estava mais aguentando e não seria justo eu amarrar a minha ex. Passado + ou – 2 meses após o meu termino eu resolvi abrir o jogo, eu falei que estava gostando dela fazia um bom tempo. E para a minha infelicidade ela me disse que me via apenas como amigo, e assim continuamos a nossa amizade e nunca mais toquei no assunto. Isso já está fazendo mais ou menos 1 ano, e por mais que eu conheça outras mulheres, eu ainda me pego pensando nela, e por mais que eu nege eu ainda gosto dela e tenho a esperança de que um dia nós possamos dar certo um dia.

    Oque eu queria saber é oque vc faria nessa situação e se seria uma boa idéia eu tocar no assunto novamente?

    • Rodrigo Melo disse:

      Amigo, se fosse eu, não. Sempre fui bem sistemático com relação a isso. Falou tudo o que tinha para falar, a garota não ta afim? Let’s move on! Fácil não é, mas no final do dia a gente tem que amar a si mesmo, antes de amar alguém. Abs

  22. Junior disse:

    Cara, que tanta história parecida… Analise meu caso por favor. 5 meses de amizade fulminante. Nos tornamos amigos de mais, a ponto de dormir juntos (sem fazer nada)! Todo respeito da minha parte e da dela. E eu só a via como amiga, uma irmã! Muita demonstração de carinho dela, muitos elogios dela pra mim, de tal forma que todo mundo que viu o jeito dela comigo, apostou que tava rolando alguma coisa! Todo mundo! Só que eu não sentia nada além de amizade… De repente teve um dia que achei ela linda de mais, me deu aquele balanço no coração. Passou mais uns dias, e novamente saí com ela, e ela tava incrível! Aí eu disse que estava maravilhado com a beleza dela que aumentava a cada dia. Ela ficou toda derretida rsrs me beijou no rosto… Um dia, uma outra amiga falou na nossa frente que a gente devia namorar! E ela foi categórica, disse que me via como irmão apenas, e me abraçou!

    Então deixei pra la, não tava afim mesmo… Mas os dias se seguem, os elogios de ambos aumentam, ela diz que me acha entre outras coisas, um homem atraente, faz brincadeiras “comprometedoras”, diz que queria casar com um homem assim… A gente dorme de novo juntos, dessa vez, ela fica mais próxima… E eu já começo a sentir ciúme dela com outros amigos, me sentindo mal quando ela abraçava e beijava outros. Já percebo que tô com muita vontade de beijá-la mesmo. E de repente, uma bomba explode: Descubro que ela tava iniciando uma conversa com outro visando um namoro! Cara, nessa hora eu fiquei maluco! Senti uma dor tão terrível que não conseguia me entender! Liguei pra ela, e perguntei se ela tinha algum segredo que eu não sabia, ela confirmou que ia sair com esse cara. Então fiquei louco, perguntei por que ela não me falou? Outros sabiam e eu tão amigo, não!? Ela disse que ia me dizer… Mas não entendi pq já tinha dito pra outras pessoas…

    Desesperado, eu fico imaginando muitas coisas (será que eu não era tão amigo assim? E ao mesmo tempo, ciúme mesmo), vontade de ir aonde ela está e me declarar, mesmo sem ter certeza do que eu tava sentindo. Mas acabei desabafando com outra pessoa, que falou pra outra, e chegou nela. Então ela liga pra mim, e deixa claro que me tinha como irmão, e ela tinha se desentendido com o cara já, tava meio nervosa, e acabou me ferindo de certa forma com suas palavras, dizendo que era melhora gente dá um tempo sem ser! E aí a dor aumentou, por que era uma grande amiga! Depois de desligar o telefone, mandei uma mensagem muito carinhosa e como despedida, a chamando de amiga. Resolvo então não ligar mais pra ela, nem a ver. Dia seguinte descubro que ela iniciou o namoro com o cara. Fico mal, mal…

    Uns dias depois, ela me liga, tenta conversar, mas eu fui muito frio. A tristeza era agora uma revolta. Não queria mais a ver. Já tava pensando em ir embora sem dar notícias. Mas a gente acaba se encontrando, e eu fui apenas educado, simpático, nada mais. Ela comentou pra outros que eu estava diferente com ela, queria que nossa amizade voltasse. E começa a me mandar mensagens carinhosas. Fica ligando. Então resolvo ser amigo de novo, um pouco retraído, mas considerando por ela gostar de mim. Ela me liga tentando desabafar sobre o namoro, mas não forço extrair nada. Mas percebi que ela não tava bem com ele.

    No outro dia, saímos em turma (sem ele), dormimos todos na casa dela. E mais uma vez, ela começa com os comentários dela ao meu respeito. Indo até mais além! Faz muitas perguntas… Três dias depois me liga bem cedo, e diz que está solteira novamente e começa a conversar sobre outras coisas. Ela quer me ver a noite. Apareço na casa dela mais levando outra amiga já pra evitar alguma coisa. E a trato como amiga, evito elogios, evito carinhos que fazia, e sou um cara bacana.

    Faz uma semana que não a vejo, só pelo Face. Não tenho ligado (antes era todo dia!). Não sei se sinto, se quero, se valeria a pena… Mas uma coisa que gostaria muito de entender, o que passa na cabeça dela!? Que loucura foi essa!? Se eu sou o tipo que ela diz gostar, por que não quis!? Ou quis e via alguma coisa ruim!? Me ajude nessa, por favor, preciso desvendar esse mistério…

  23. Junior disse:

    Mais um coisa, o que devo fazer? O que vc faria?

    • Rodrigo Melo disse:

      Putz aí não da pra responder pelo iPhone né? Guenta mão que sábado eu respondo de casa. Abraçao

      • Junior disse:

        Vlw

      • Junior disse:

        Pra acabar de complicar, voltamos a nos ver esses dias e tome “cantada”… Primeiro ela disse que tantos dias sem me ver deixou ela quase doida de saudade, e descobriu q não sabe viver sem mim, e la vem me chamando de gato, lindo, falando na minha boca, etc… Chega a ser impressionante a forma que ela fala de mim… Dessa vez foi tão forte a “cantada”, que uma outra amiga questionou na frente de todos: “E se vcs não tivessem virado amigos, será que rolaria?” Ela fez cara de quem não gostou do “confronto”, e se saiu, mostrando q era amizade forte… Que loucura meu! E se eu sair com outra, como ela iria reagir? Acho q devo fazer isso… Sei la… Ela é imprevisível…

      • Rodrigo Melo disse:

        Caso clássico de prensa moderada, creio eu. Esse tipo de mulher e sempre a mais difícil, mas com tantos sinais e melhor chegar junto e lançar algo casual do que posar de frouxo ( sad but true). Chega junto, chama para sair e deixa claríssimo que não e como amigos. Leva num lugar legal e lá propõe um novo começo, agora como namorados ou algo do gênero. #ProntoFalei

      • Junior disse:

        O que seria prensa moderada? E ela já ta saindo com outro… Ela é rápida, não? Só não foi comigo… Curiosidade, esse tal que ela achou, diz que tem característica que viu em mim, vai entender… É confuso de mais, no final das contas, estou a beira de uma depressão por supor que eu atraía de alguma forma, mas algum detalhe impediu, e eu não faço ideia do que seja… Acho que o melhor que devo fazer é sumir… Mas quero te agradecer por dar atenção a problemas dos outros. Isso prova que vc tem Deus na sua vida. Talvez não exista uma dor pior (por que junta várias outras) do que amor não correspondido, e no meu caso, ainda pior, pois não encontro o POR QUE, e tudo que a gente quer nessas horas é alguém pra desabafar. Obrigado cara! Obrigado mesmo! Deus te recompense! O jeito é eu ir embora mesmo… Sumir…

      • Rodrigo Melo disse:

        Prensa moderada e uma brincadeira dos tempos de solteiro, e o mesmo que dizer chega junto de forma clara, mas não faça declaração de amor com carro de som na faculdade. Quanto ao amor, a dor e brava mas creia, tem outras bem piores. Se você chegou a conclusão que e melhor partir pra outra, quem sou eu pra dizer o contrario. Agora não faça nada por vingança ou despeito. Fique bem com você e para você, depois os outros. Abraço

  24. Francisco disse:

    Preciso de um conselho irmão! Por favor! Como todo mundo aí, também to louco pela minha melhor amiga, só tem um porém, conheço ela tão bem, e sei que ela não gosta q o cara dê em cima dela, ela que quer chegar! Puxa! Então fico querendo me declarar e com medo de estrgar tudo! E torcer pra que ela me fale alguma coisa ta me torturando! Quem vÊ a gente diz q ela ta afim, e parece mesmo, só que por ser uma garota corajosa, ja teria falado né? To mal cara, me ajuda!

    • Rodrigo Melo disse:

      Vai fundo parceiro, por mais que ela não goste de que cheguem nela, pode ocorrer que ela não tenha te colocado na lista de namorados possíveis e sim de amigo, só mesmo se declarando você da a ela a opção. Fica a dica

  25. rafael ricardo ceni disse:

    Bom dia Rodrigo,
    estou passando por um problema parecido com o acima descrito.

    Acontece que tenho uma amiga que conheci há uns 5 anos (ela namorava meu amigo na época), mas que comecei criar um vinculo com ela foi em 2009 só. Iniciamos a faculdade juntos, e desde o começo sentia atração por ela, mas o tempo foi passando, ela começou a ficar com um cara, me apresentou sua melhor amiga, namorei com a amiga dela por 2 anos quase (houve um dia em que saimos, eu ela e um amigo nosso, e ela me disse que antes da faculdade ela tinha muita vontade de ficar comigo, isso na época que eu tava namorando a amiga dela já), após terminar meu relacionamento, segui minha vida normal. Todas minhas namoradas sempre sentiram um tremendo ciume por achar que a gente ja teve algo e o namorado dela tbm desconfiava da gente. O tempo passa e o tempo voa, e eu começo a sentir uma enorme atração por ela(coisa recente de 4 a 5 meses atras), não só fisica-sexual, mas pela pessoa que ela é e pelo caráter dela. Nesse tempo todo sempre fiquei receoso de falar pra ela a “real”, então comecei a dar indiretas, fazer brincadeiras, e ela sempre correspondendo, sempre me “dando moral”, como ela mora em uma cidade proxima da minha, nosso contato nesses ultimos tempos sempre foi por telefone/internet, até que um dia dei uma passada na cidade que ela mora, a gente se encontrou, conversamos (até hoje não esqueço daquele olhar dela, quando me viu, dava pra ver de longe que os olhos dela brilhavam), durante toda a conversa ela não tirou o sorriso do rosto, não desgrudava os olhos de mim. Indo embora pra casa, fiquei de saco cheio, não aguentava mais esconder o que sentia e mandei uma mensagem(devia ter ligado pelo menos), e falei que estava sentindo uma enorme atração por ela e etc… para meu espanto (pois de acordo com as coisas que ela me dizia era esperado outra atitude), uns dias depois ela me manda uma mensagem exatamente assim: Esta semana “tua ex-namorada e minha amiga”(pra n dizer o noem) me ligou pra dizer que ta vindo me ver, e depois disso vi o quanto é errado a gente tocar neste assunto, Quero que morra aqui toda essa histório, e tbm quero da um tempo na nossa amizade até tudo isso passar! beijos meu’rmão :*…..depois ela me mandou uma mensagem que queria para de mensagem que não era pra eu responder e que ela não ia em mandar mensagem mais

    putz, isso me partiu o coração, eu não queria estragar a nossa amizade, mas eu consigo me imaginar com ela, não vejo isso como uma simples aventura, mas eu realmente consigo imaginar a gente dando certo. E agora?/ que que eu faço?? por que que ela me pediu um tempo sendo que ela nunca me disse diretamente que queria ficar comigo tbm?? tempo na amizade? nunca ouvi falar ahaha sinto tanta falta dela, o dia inteiro penso nela, leio e releio a mensagem mil vezes pra tentar entender o que ela ta querendo dizer, mas como ela pediu um tempo, ja faz mais de um mês que não conversamos que não dou sinal de vida nem nada. mas e agora?

    abraços

    • Rodrigo Melo disse:

      Cara, mandou mal no contato né? Mensagem… Atração… Um lance deste nível pedia olho no olho e mimos do gosto dela, preferencialmente em um lugar legal, não da pra tratar 5 anos como paquera. Mas nem tudo esta perdido, o dano causado pode ser revertido. Vai atras dela, e fale primeiramente sobre sentimento, deixa a atração pra depois, mostre a ela o tamanho que essa relação tem pra você, sem dramas e sem exageros. Nada de, se vc não quiser seremos de novo amigos. Você a quer como mulher e ponto, deixe isso claro de forma segura, e persista ( de primeira não vai) sem ser chato, com segurança e firmeza. Basicamente e isso.

      Abraço

      Rodrigo

      • rafael ricardo ceni disse:

        Pois é, nao falei atração pra ela, falei que tava afim dela, que o q tava sentindo era além de amizade, mas beleza! muito obrigado quanto ao conselho! um forte abraço

      • Rodrigo Melo disse:

        Tamo junto parceiro, teu caso não e fácil, mas estou torcendo pra você.

  26. Fabio disse:

    Então, resumindo é algo assim: Nos conheçemos em 2009, estudavamos juntos, e logo de cara nos tornamos amigos(Mas eu sempre senti atração por ela), mas ela namorava e eu nunca tentei nada a mais com ela, fiquei só na amizade. Só que no final do ano cai a bomba, ela iria se mudar. Ela chorou muito, disse que sentiria saudades, mas isso só comigo, não agiu de tal maneira com outros amigos.
    Mas ok, continuamos nos falando até o final do ano, depois teve uns problemas e perdemos contato, o tempo passou, ficamos mais ou menos 5 meses sem nos falar até que um dia ela me ligou. Depois disso, conversavamos 2hrs por dia no telefone(como amigos), depois isso mudou para conversar por sms, todo dia e a qualquer momento. Isso virou uma grande amizade, contavamos tudo um para o outro, não havia segredos e blablabla. Até que um dia ela se declarou. Isso foi um choque, super estranho, mas como eu sou timido demorou pra cair a ficha. Então nós ficamos, nos encontravamos uma vez por semana pelo fato de ela morar lonje e os pais serem muito protetores(ela tem 15 e eu tenho 18 anos). Mas não deu certo, não sei explicar, aconteceus uns problemas na familia dela, perdemos contato mais uma vez, ficamos um tempo(2semanas) sem falarmos um com o outro, até que tudo acabou, sem motivos, sem explicação.
    Um tempo depois eu finalmente resolvi procura-la, não aguentava mais isso, então voltamos a nos falar, dessa vez pela internet, e ficavamos metade do dia conversando, então a “super amizade” voltou. Toda vez que eu tocava no passado, ela mudava de assunto, “que o que passou passou, e agora somos os melhores amigos”. Foi dificil no começo, ter que reverter o que eu realmente sentia.
    E ficamos nisso, até uns meses atraz… Era super normal, ela tinha ciumes te todas garotas que chegavam perto de mim, se eu comentasse uma foto de outras amigas pela internet, ela já ficava com cíumes, não falava comigo etc… Nós falavamos “eu te amo” um para o outro, elogiar o outro, coisa de amigos. Mas ela sempre foi mais aberta em relação a isso. Até que eu começei a perceber que aquilo não era mais somente uma amizade, ela queria algo comigo. E disso, a amizade começou a apimentar, diziamos coisas mais ‘quentes’ do tipo “você é linda, perfeita, quero morder sua boca…etc” e eu por vez começei a falar sobre as mesmas coisas. Nisso eu já me apaixonei, percebi que eu não poderia perde-la novamente, porque eu sempre a amei, começei a passar o dia pensando nela, se ela não entrasse no msn na hora de costume eu ligava pra ela, ficava preocupado, só pensava nela. Até que eu resolvi abrir o jogo, falei que eu tinha me apaixonado por ela, e ela respondeu espantada “nossa… E agora, o que faremos?” e quando eu escutei isso.. Já tinha acabado pra mim.. Percebi que ela tinha dado um passo pra tras, ficou com medo eu acho, falou que era complicado namorar, que coisas que começam pela net nunca dá certo, que ela não sabia o que fazer… Isso já acabou comigo. Ai não deu em nada. No outro dia já estava tudo muito diferente, ela dizia que estava confusa, não sabia o que fazer, e tentou mudar de assunto, ok eu fui no clima, mudamos completamente de assunto, rimos bastante, mas no final, era a coisa mais comum diz “tchau, te amo”, mas quando eu falei isso.. Ela só acenou, sorriu e foi embora.
    No outro dia quando vi ela online, estava tudo estranho, não falamos nada além do “oi”. Ficou um bom tempo assim, até que eu perguntei o que havia de errado. Ela simplesmente respondeu “sou uma idiota” eu perguntei “porque..? Em relação a que?” ela só respondeu “ex” … Éh, dai perguntei o que tinha acontecido, e ela disse que não queria contar, e era melhor adiar isso. E até agora (faz 2 dias), ela não retorna minhas ligações, não vejo ela online e estou me sentindo o culpado. Não há duvidas de que ela também me ama, que somos o “casal perfeito” como ela mesma dizia.
    Mas não sei o que fazer, estou desesperado. E agora?

    • Rodrigo Melo disse:

      Mulher e um ser complicado, nessa idade então… Ainda acho q menina só vira mulher lá pelos 25, mas isso e assunto pra outro post. Seu caso e diferente, você sabe o que quer e foi atras, diferente das outras pessoas. A questão agora e saber se vale a pena ou não insistir nisso, o que com base no que vc falou eu diria q sim, mas não muito. Esse negocio de falar que quer, que adora, que e perfeito em cabeças femininas e meio diferente das nossas. Mulher quando quer algo, quer e pronto. Vão atras mesmo as custas de muitas cagadas. Mas eu não a conheço e falo de forma geral pelo que vc me falou. Como demorei pra responder as coisas já devem ter progredido, então se quiser me passa mais informações e vamos conversar.

      Abraço

      Rodrigo

  27. Luiz Daniel disse:

    Eu tbm estou passando um caso parecido eu tenho 20 anos e ela 19 , conheci uma garota a um tempo , ela namorava por isso não ficamos juntos , nesse tempo comecei a ficar com a amiga dela, estavamos distantes , mas depois que ela terminou o namoro nos re-aproximamos,eu continuei ficando com a amiga dela ,mas depois que ela terminou o namoro ela criou uma historia de amizade colorida entre nós, me liga todo dia , manda sms , email , nesse tempo parei de ficar com a amiga dela , e comecei a ficar com ela , mas ainda continua do mesmo jeito , so rola alguma coisa as vezes não é sempre , mais ela não tem ficado com outro cara e nem eu, tbm so tenho ficado com ela , ela disse que não quer namorar tão cedo , por que terminou o namoro recentemente , mais eu vejo ela como a mulher da minha vida , sendo que ela tem ciumes de mim com outras garotas , eu to confuso tenho medo de dizer isso a ela , acho que se eu falar o que sinto pra ela , ela vai dizer que somos apenas amigos e se afastar de mim. o que devo fazer?

    • Rodrigo Melo disse:

      Cara, fala o que vc quer da vida, mas não cobre uma contrapartida imediata dela. Fale que vc gosta dela e vê futuro pra vocês, mas que esta disposto a continuar como esta por mais tempo, ate que ela possa te conhecer melhor e tomar uma decisão.

      Abraço

      Rodrigo

  28. leandro disse:

    minha historia e identica so que meu caso conheço a garota a 10 anos fiquei um longo perio sem a ver pois avia mudado de cidade tive outros relacionamentos mas nunca a esqueci e desde que a reencontrei senti que era ela que me faz feliz mas tenho mesmo problema do stenn tenho medo de ser sincero e perder a unica coisa que tenho dela a sua amizade.

    • Rodrigo Melo disse:

      Talvez vc tenha que conwuista-lá como homem, ela pode ter uma visão de amigo contigo, cabe a vc mudar essa visão. Eu entendo o medo de perder a amizade, mas uma vida se arrependendo por não ter tentado e bem pior.

      Abraço

      Rodrigo

  29. melk disse:

    Olá Rodrigo!
    Tem como você divulgar seu e-mail, pois quero um conselho seu só que não quero que a minha história seja divulgada.

    Desde já agradeço.

    • Rodrigo Melo disse:

      Ola amigo, no proprio blog, do lado esquerdo tem um campo “envie sua pergunta” e logo abaixo tem um clique aqui para enviar. Mande seu e-mail e responderei com todo sigilo direto no seu e-mail. Abraço

  30. Anônimo disse:

    Namoro a 1 ano e meio, gosto muito da minha namorada mas ela tem uns defeitos muito ruins como falta de respeito e imaturidade, já conversamos a respeito disso mas ela nunca muda e isso me desanima um bocado. Meu amigo terminou com a namorada dele a alguns meses e desde então a ex dele se tornou muito amiga minha, aí de uns tempo pra cá tenho pensado demais nessa garota. Ela demonstra pra mim que é madura e me respeitaria muito. O problema é que ela é ex do meu amigo e também é amiga da minha namorada, tenho medo de terminar meu relacionamento e perder além da namorada a amizade com ela e do meu amigo. A cada dia sinto que quero mais ela e menos a minha namorada. Me sinto mal pela situação e tenho medo de tomar uma decisão que eu me arrependa depois. Tenho orado por isso. Mas não sei o que fazer.

    • Rodrigo Melo disse:

      Você tem duas situações, sendo que uma influencia a outra. Uma e seu problema com sua namorada, outro e seu encantamento pela ex do seu amigo. Bom, eu sou bem direto quanto aos dois assuntos, mas e uma visão bem pessoal minha. Eu terminaria com a namorada, porque não sou de investir em algo falido só por medo de ficar sozinho, mas não ficaria com a ex do amigo, porque o código masculino não permite e eu sou do tempo q a gente levava isso a serio. Um amigo de verdade vai te ajudar a superar muitas desilusões amorosas, e se você tiver sorte terá um amigo de verdade durante toda A vida, ja namoradas… Bem eu creio que ja me fiz claro. Abraço

  31. anonimo disse:

    minha historia e um poco diferente, conhessi uma garota quando ela namorava com um amigo meu e eu e ela acabamos virando melhores amigos, mas quando eles se separam eu comessei a gostar dela de outro jeito, e apos algun tempo me declarei pra ela, e ela falo que nao esperava isso de mim pois achava que eu via ela somente como amiga, entao eu decidi me afastar dela pois eu sabia que ela me via somente como amigo, mas nao comsegui por muito tempo e voltei a falar com ela e falei pra ela que nao devemos se afastar de quem gostamos, mas agora estamos marcando de sair mas eu nao tenho serteza do que ela semte por mim, se é apenas amizade ou se ela semte algo a mais por mim, e se for so amizade como fasso pra mudar esse pensamento dela por mim ? pois so muito apaixonado por ela aindo sou louco por ela mas acho que ela me ve como amigo ainda, e entao nao sei oque eu faço agora, se pesso uma chance pra ela o se continuo a amizade e com o tempo pesso a chansse, nao sei mesmo oque fazer queria um conselho de vcs

    abç obg….

  32. Renan Correia da Silva disse:

    Oi, meu nome é Renan, tenho 18 anos, e estou apaixonado por minha melhor amiga também.
    Muito instigante esse assunto…

    Percebi também que me apaixonei por minha melhor amiga. Mas não é a primeira vez. Já pedi pra ficar com ela duas vezes (pedir pra ficar, não sei exatamente se foi uma boa atitude), mas enfim, ela soube dos meus sentimento por ela, falei mesmo, demonstrei mesmo, e não me sinto arrependido.

    Na primeira vez que me declarei, já eramos amigos, eu e ela se conhecia a pouco tempo, tomei atitude e disse que eu sentia; disse que eu gostava dela de outra forma, ou seja, mais que um amigo, resultado, tomei um não.

    Pensei que iria perder a amizade, mas, ela demonstrou o contrário aos meus pensamentos, simplesmente conversamos no outro dia, então ela disse que iria continuar sendo minha amiga…

    Após algum tempo, ou seja, a segunda vez, eu fui mais dramático, até parecia cena de filme, passamos o dia passeando, ao final da tarde nos despedimos, ela deu as costas, então chamei e peguei no braço dela, e demonstrei novamente o sentimento que eu guardava…Mais uma vez, NÃO!

    Passou se algum tempo… Resultado = A amizade cresceu cada vez mais. Eu sempre ao lado dela, dando carinho, atenção, respeito, alegria, e ela sempre receptiva… Dávamos uns abraços apertado, o qual nenhum soltava o outro. Até o presente momento ela tornou-se minha melhor amiga, e ela diz que eu sou o melhor amigo dela também…
    E agora a vejo como minha noiva, a cada dia aprendo a amá-la mais, seja com as qualidades dela, seja com os defeitos dela…
    Sinto vontade de ter ela por completo, sinto vontade de abraça-la e beija-la, enfim, ter o amor de mulher dela e dar todo o amor que tenho pra dar a ela, quero faze-lá mais feliz ainda.

    A questão é: Quero me arriscar novamente, ou seja, a terceira vez, mas a nossa amizade está tão gostosa, que tenho medo de tentar novamente e acabar me decepcionando novamente e não ter outra chance para manter amizade, já me decepcionei duas vezes com ela, mas, essa decepção fez impulsionar nossa amizade ainda mais. Somos amigo por volta de 3 à 4 anos…Não quero perde-la, devido a uma atitude tomada, talvez fora do tempo de novo. Eu a amo muito, mais do que uma amiga, e sim a amo como se fosse minha noiva… Alguém tem algo a me dizer a respeito??

    • Rodrigo Melo disse:

      Cara você esta na friend zone e não vejo saída não, eu mó seu lugar partia pra outra, afinal vc ja se declarou duas vezes e so levou não. E o pior e que se ela te ver com outra provavelmente vai rolar um ciuminho, coisa de mulher.
      Meu voto e por essa fila andar.

      Abraço, Rodrigo Melo

  33. Bruno disse:

    Olá, meu caso é um tanto parecido com o do Sten, me apaixonei por minha melhor amiga, nos conhecemos ha 2 anos, ants o sentimento era pura amizade, eu namorava cm uma moça. Do ano passado pra cá veio surgindo em mimum sntimento diferente, q qndo stou cm ela smp me faz feliz! Ela concluiu a graduaçao no ano passado e agora ela sta estudando em outra cidade em outra faculdade. E no meu caso, já vinha demonstrando mas meio q sutilmente, o q sinto por ela. E há semanas atras tomei coragem de dizer para ela o que sinto, ela ficou impressionada cm o que falei, e pra minha surpresa foi que ela tbm me olhava, mas assim cmo eu, tinha medo de dizer, pois ela pensava que eu a olhava apenas cmo amiga. Acho que ela ainda não acreditou, pois pensa que é brincadeira de minha parte, pois devido a distancia que agora há!…isso tdo é novo pra mim, pois não havia acontecido isso d me apaixonar por uma amiga…só sei que estou disposto tentar!!

  34. Daniel disse:

    Li os casos acima e o meu é muito parecido, eu conheço ela ja uns a uns cinco anos, mas nunca convivi com ela, apesar de frequentarmos a mesma igreja, mas a mais ou menos uns 2 anos e meio fui algumas vezes na casa dela, e começamos a ficar bem amigos, e tb comecei a conversar com os pais dela q são muito legais comigo, o pai dela é musico também e nós tocamos juntos na igreja, e desde daquela época eles começaram a se tornar como se fossem meus segundos pais, meus e de um amigo meu q é na verdade como um irmão e vamos lá quase sempre desde essa época, ai eu ja gostava dela desde de uns 3 ou 4 meses atrás, mas naum era nada muito importante, quando comecei a ir lá nessa época e comecei a conhecer ela, conviver com ela toda semana esse sentimento foi aumentando, e eu sabia q tinha um amigo ( naum o quase irmão) meu que estava afim dela e ela até dava uma moral pra ele, e uns quatro meses depois eu ja estava apaixonado por ela e tinha por medo de perder ela e pela imaturidade q eu tinha acabei um dia mandando uma indireta bem direta para ela por mensagem, e dois dias depois o meu amigo foi la e eu naum pude ir aquele dia, e na verdade ela nem tinha entendido muito, e o meu amigo foi abrir a boca, ai ele teve q contar q eu gostava dela, a mãe dela ja tinha percebido até. mas ela ficou susse naum falou nada, mas ai pela pura imaturidade comecei a dar muito em cima dela e ela se afastou mesmo eu ainda indo direto na casa dela. Eu percebi e fiquei um poco afastado mas continuei amigo dela. A um ano comecei a me aproximar de novo. Eu gosto muito dela desde q comecei a conviver com ela, e acho q ela pod ser a mulher da minha vida e me vejo com ela, eu sei q ela gosta muito de mim, isso tenho certeza, mas naum sei como, ela não está mas com meu amigo a um 6 meses mais ou menos, ele naum gostava dela mesmo na real, mas acho q ela ainda gosta um pouco dele. Agora as vezes vejo algumas coisas que ela faz q não faz com outros, e talvez de até sinais, mas naum tenho certeza e tenho medo de me declara pelo começo da mensagem e tudo, ela naum vai deixar de ser minha amiga ou se afastar, estou sempre na casa dela, e como falei ela gosta muito de mim, mas naum tenho coragem para me declarar e fico esperando algo acontecer, preciso fazer algo, mas não sei oquê… Se puder me dar uma luz pelo menos, agradeço muito cara. Muito legal o seu trabalho no site por isso tive liberdade pra escrever. Foi mal pela extensão mas é td isso mesmo. Se puder me ajudar…

    • o cara do comentário de cima disse:

      Se der exclua o ultimo comentário ai mano, naum criticando vc nem nada, escrevi ontem porq tava meio triste e pá, mas pensei e sei q naum adianta, até é bom escutar um comentário, algo q ajude, mas oq realmente faz a diferença é vc esperar em Deus e ficar sussegado, se for pra ser ele vai ajeitar td, ele é soberano e ele tem o seu jeito e o seu tempo pra cada coisa na nossa vida. E quem deve saber disso é eu e Deus q o negócio é com ele primeiro. Valeu mano. Deus abençoe vc e a piazada td aí de cima.

  35. juliana disse:

    Perdi a amizade com a minha BFF o q fazer?

  36. cloe disse:

    A famosa síndrome do é namoro ou amizADE? eu conheci meu amigo aos quatorze anos e quando eu tinha dezesseis fiquei com o primo dele e ele pirou, no começo eu não entendia o porquê, mais quando eu fiz 17 ele me roubou um beijo e eu me senti tão estranha, o menino que eu dividia a cama quando dormia na casa dele, que soltava pum na minha cara kkk estava dizendo que me amava, foi a pior coisa que ouvi na minha vida, ficamos nesse impasse por mais três anos, ele sabotando meus namoros e eu com aquele ciumes bobos de todas que se aproximavam dele até que um dia ele disse que desistiria de mim , e eu me desesperei porque sabia q nossa amizade nunca mais seria a mesma e entao começamos um namoro , durou trs meses, eu me sentia deslocada , estranha mais eu o amava, acho que ainda o amo mais não é amor de homem e mulher, é diferente é um amor de seilá não sei explicar.

  37. Joao disse:

    Eu to tendo um problema com isso tbm , mas é recente de agora é não sei Oque fazer ao certo.
    A história é assim :
    Aonde eu morava eu não namorava ,é só farriava pois tinha muitos amigos e muitas amigas.
    Com a mudança de estado conheci uma garota (minha namorada) começamos a ficar e eu gostei dela e estamos namorando , mas depois do ato sexual , perdeu o amor que eu tinha .mas continuamos o namoro , e nesse tempo eu fiz outra mudança por causa de faculdade mas fiquei uns 100 km e mudei conheçi uma garota por face e agente se encontrou e se pegamos ,coisa louva mesmo , pareceu amor a primeira vista , até chegamos a ter relação sexual e contínuamos e mesmo assim ela sabendo que eu tinha namorada e depois de umas semana agente parou de ficar , mas a atração por nós dois é grande que até ela já me disse que tem uma atração cmg , i eu com namorada , sinto falta dela e tenho atração demais com ela , mas estamos a uns dois meses sem se pegar , e eu estou com minha namorada , pois não terminei porque não sabia como ela iria ser, mas se eu a vejo com outro cara fico com ciúmes e ao seu lado fico com saudade dela e de abraça ela , só não sei Oque eu faço , parece até que eu a amo , me ajuda cara já até pensei em ir a um psicólogo pedir ajuda , não sei mais Oque fazer e minha namorada faz tudo por mim é um anjo de namorada é linda e tudo que sempre quis e planeja nosso futuro , mas eu só penso na outra e sinto falta dela
    Abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s